The History Of Freestyle Music - Part 2

27/04/2016

     

Quanto a predominância de não hispânicos nas produções e dos seus respectivos artistas, houve exceções. Em 1984, Nayobe lançou seu primeiro single chamado "Please Don't Go". Nayobe, uma “americana cubana”, tinha dezesseis anos de idade quando gravou este single. Ela foi descoberta por Andy Panda, que co-produziu e coescreveu a música "Please Don't Go", tornando-se um clássico instantâneo do clube e uma ponte entre os discos da cantora Shannon, que estavam inundando o mercado musical, e o som que se desenvolveu no ano seguinte – o “Latin Hip-Hop”. Isso também aconteceu com o remake do clássico "The Mexican", de Jellybean. O single que muitos consideram a primeira gravação latina deste estilo foi da cantora Lisa Lisa e Cult Jam, com "I Wonder If I Take You Home". A música foi originalmente assinada para a Personal Records em Nova York e não foi lançada nos EUA. Ela foi licenciada para a CBS Records na Inglaterra e se tornou um grande sucesso de importação. A resposta do álbum recebido pelos clubes que tocavam o “Latin Hip-Hop” levou a Columbia Records a escolher o single para o lançamento americano, que se tornou um hino para as garotas adolescentes. A canção alcançou a posição # 34 nas paradas Pop, em agosto de 1985, e Lisa Lisa tornou-se um modelo para jovens hispânicos em toda a cidade natal de Nova York.

Foi também em 1985 que foram descobertos três jovens adolescentes porto-riquenhos, chamados Tony, Kayel e Aby - “TKA”. Kayel veio para a Tommy Boy Records com demos de rap, que foram recusados pela gravadora. Considerando seus dons artísticos como cantor, Kayel fez uma apresentação em uma festa de dezesseis anos no porão de uma igreja, em East Harlem, quando então cantou "Scars of Love", uma canção escrita pelo próprio Kayel. A reação da multidão de adolescentes, em grande parte latina, foi enormemente satisfatória. Foi nessa festa que também se apresentaram os "Rascals" latinos - Tony Moran e Albert Cabrera, cujos nomes eram conhecidos pelo trabalho de edição das produções de Arthur Baker e John Robie e de seu D.J., nas estações WKTU e KISS-FM. 

Assim, o TKA gravou em estúdio a 1ª versão de "Scar Of Love". No verão daquele ano, o TKA começou conquistar seguidores em Nova York, tocando-a de graça onde quer que alguém permitisse, em eventos de emissoras de rádio e em concertos beneficentes. Este "boca a boca" finalmente chegou a gravadora Tommy Boy Records, que decidiu assinar com o grupo. A versão original desta canção foi retrabalhada e o TKA gravou, então, uma nova versão para ser o primeiro single do grupo.

Ao mesmo tempo, Andy Panda estava trabalhando em um novo grupo de meninas que ele imaginou como sendo uma versão latina do Supremes. O grupo era o The Cover Girls. Andy e os latinos Rascals produziram uma demo para o grupo e começaram a trabalhar em um show para as garotas. Da mesma forma, havia a procura por um grupo de garotos que os hispânicos pudessem admirar e se sentir representados.

Em breve ... "The History Of Frestyle Music" - Part 3 

Créditos: Joey Gardner, Tommy Boy Music & Timber! Records

For more Informations: http://music.hypereal.org/library/history_of_freestyle.html

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