The History Of Freestyle Music - Part 1

27/04/2016

    

O que é Freestyle?

Para responder a essa pergunta você terá que voltar até findos da era “Disco” no início dos anos 80. “Disco” era a música “pop”, tocada no final dos anos 70, sendo que uma das maiores estações de rádio dos EUA era a Disco 92 (WKTU-FM), em Nova York. A audiência principal da Disco 92 era composta principalmente de hispânicos e de italianos americanos. Quando a era “Disco” deixou de ser a febre do momento, no início dos anos 80, a WKTU necessitou alterar sua programação musical. Numa ação para reforçar seus índices de audiência, a WKTU mudou seu formato (e eventualmente as suas letras de chamada) para um formato pop mais convencional, e, ocasionalmente, para o “rock”. Outra estação de rádio circunvizinha a NY - a WXLO (99X) - também estava mudando seu formato. Em 1981, a 99X mudou para 98,7 KISS-FM, uma estação urbana cujo alvo era concorrer com a elevada audiência, pelo público afro-americano de Nova York, que possuia a WBLS. Em 1983, a WHTZ (Z100) foi ao ar para enfrentar a WPLJ, sendo destinada a atender o público predominantemente branco abandonado pela WKTU. Considerando todas essas mudanças ocorridas de estilo musical em suas grades de programação pelas estações de rádio, um grupo demográfico, formado pela enorme audiência hispânica em Nova York, passou despercebido. Assim, a maioria dos latinos optou pela KISS-FM e pela WBLS, que tocavam ocasionalmente músicas da era “Disco”. Contudo outros latinos encontraram uma alternativa para ouvir um som inovador que ora surgia. Eles optaram para o que chamamos de “underground” (música não comercial).

Em 1982, quando os artistas do Afrika Bambaataa e Soulsonic Force lançaram o "Planet Rock", um novo som nasceu. Alguns o chamavam de "hip-hop be-bop" ou “breakdancing music”. Enquanto a maioria dos clubes da vizinhança estava fechando suas portas para sempre, alguns clubes de Manhattan prosperavam de repente. Lugares como o Roxy, o Funhouse, a Broadway 96, Gothams West e Roseland, que tocavam esse novo som, estavam lotados. Gravações como "Play At Your Own Risk", do Planet Patrol, "One More Shot", do C-Bank, "Numbers", do Kraftwerk, "Al-Naafiyish (The Soul)", de Hashim e "I.O.U." por Freeze, se tornaram grandes sucessos em Nova York. Alguns produtores copiaram sabiamente o som e fizeram músicas mais melódicas.

  

Gravações como "I Remember What You Like", de Jenny Burton, e "Let The Music Play" e "Give Me Tonight", da cantora Shannon, tocavam em todas as rádios de Nova York. Muitos desses artistas se apresentaram na Funhouse e na Roseland, fazendo as pistas de dança lotarem. As pessoas que frequentavam essas pistas de dança eram jovens latinos, principalmente porto-riquenhos. Os DJs que tocavam tais músicas (Jellybean, Tony Torres, Raul Soto, Roman Ricardo, etc.) também eram hispânicos. No entanto, os artistas que se apresentavam nestes palcos cantando esse estilo não o eram, bem como, nem a maioria dos seus produtores.

Em breve ... "The History Of Freestyle Music" - Part 2

Créditos: Joey Gardner, Tommy Boy Music & Timber! Records

For more informations: http://music.hyperreal.org/library/history_of_freestyle.html

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