The History Of Freestyle Music - Part 4

23/10/2018

Na primavera de 1986, o gênero musical Freestyle estava explodindo nos clubes de Nova York, porém a rádio de Nova York, bem como as demais estações de rádio dos EUA não estavam impressionadas com este estilo. Com exceção da HOT 105, em Miami, e da Power 106, em Los Angeles, que fez os primeiros singles dos hits do TKA, Nayobe e Expose, tornando-os #1 do chart no sul da Flórida e no sul da Califórnia, respectivamente. Mesmo assim, os diretores de programação das rádios ignoravam o Freestyle.   

A Power 106 (KPWR) e a Hot 105 (WQHT) foram as pioneiras em um novo tipo de estação que estava começando, no início de 1986 - crossover radio. Estas eram estações da CHR que se inclinavam fortemente para a dance music. O público-alvo da Power 106 e da Hot 105 era a grande população latina de língua inglesa dessas duas cidades - Miami e Los Angeles. O sucesso dessas emissoras chamou a atenção para o grande vazio deixado na rádio de Nova York quando a WKTU decolou em audiência, três anos antes. Em 13 de agosto de 1986, a WAPW, uma nova estação da CHR em Nova York, mudou seu formato musical para o de sua estação irmã, em Los Angeles (a Power 106). A WQHT (Hot 103) começou a tocar muitos dos sucessos de TKA, Sweet Sensation e Expose, com a mesma frequência dos superstars pops, como Michael Jackson e Madonna. 

Faixas de Freestyle como "One Way Love" e "Hooked On You" de Sweet Sensation receberam uma nova roupagem e o sucesso dessas faixas,  assim como do recém-lançado "Show Me" das Cover Girls, ajudou-as a serem adicionadas às programações das estações de rádio de todo o país. O Freestyle agora estava recebendo atenção nacional.

Apesar do interesse renovado nas faixas mais antigas do Freestyle, esses artistas já estavam lançando seus singles de divulgação. No outono de 1986, o Sweet Sensation lançou "Victim of Love" e o TKA lançou "Come Get My Love", um álbum menos pop que "One Way Love". Ele deu o tom para uma nova safra de discos de Freestyle produzidos por Mickey Garcia e Elvin Molina, lançados no final de 1986 e início de 1987, incluindo "I Won't Stop Loving You", do C-Bank e o single de divulgação de Judy Torres: "Come Into My Arms." Ambas as faixas se tornaram grandes sucessos em um novo clube chamado Heartthrob, que abriu no antigo prédio que abrigou o Funhouse. Os proprietários do Heartthrob conseguiram convencer Little Louie 'Vega a deixar o Devil's Nest para tocar no novo clube. Na mesma época, um novo clube, o 1018, abriu as portas a menos de um quilômetro de distância e competiu diretamente com o Heartthrob; muitas vezes superando o desempenho dos artistas exclusivos do Freestyle. A demanda pelo Freestyle foi tão grande que ambos os clubes prosperaram e os artistas acabaram se apresentando muitas vezes na mesma noite em cada um deles. 

No início de 1987, Sa-Fire também lançou seu single de divulgação: "Let Me Be The One". Como "Come Get My Love", essa música foi o destaque inicial para tornar-se seu primeiro single. Este single provou ser bem-vindo, uma vez que a música superou sua predecessora em desempenho de vendas. 

Em Breve: Parte 5


Créditos: Joey Gardner, Tommy Boy Music & Timber! Records

http://music.hyperreal.org/library/history_of_free...  

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor no Ar

Auto-Dj

Web Radio Freestyle & Remixes

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Sonya Baines

Calling Out 2 U (Hearthrob Mix)

02.

Erika

Again ( Extended Version ) - 123,0

03.

Topaz

Dreary Day ( Extended ) - 127,1

04.

Vercoe

To Be Free - Solaris Remix - 122,5

05.

Jonelle

Cry Baby Cry ( Extended ) - 128,0

Anunciantes